QUEM PRECISA DE MÚSICA LIVRE DE DIREITOS AUTORAIS?

 In licenciamento de música, royalties musicais, viver de música

QUEM PRECISA DE MÚSICA LIVRE DE DIREITOS AUTORAIS?

Música sem direitos autorais serve para todos aqueles produtores de conteúdo que postam um vídeo que não é para uso pessoal.

A maioria das músicas possui direitos autorais. Quem possui os direitos autorais? Depende. Originalmente, é propriedade do autor da música, mas pode ser propriedade de uma gravadora ou qualquer outra organização que adquira esses direitos.

Direitos autorais têm que ser levados a sério….

“Parabéns pra você”, é provavelmente a música mais reconhecida no mundo inteiro. Foi escrita em no final do século 19, mas não possuía direitos autorais até 1935. A Warner / Chappell Music adquiriu os direitos da música em 1988 comprando a empresa que os detinha.

Identificando o potencial de ganhar dinheiro e agindo como verdadeiros trolls de direitos autorais, a Warner / Chappell chegou a cobrar até US $ 10.000 por uso e também atacava cineastas inocentes com ações judiciais por cada infração.

Felizmente, em 2013, um corajoso diretor independente entrou com uma ação contra a empresa. Três anos depois, o tribunal dos EUA decidiu a seu favor, tornando a música de domínio público e forçando a Warner / Chappell a pagar US $ 14 milhões. Um ano depois, a música também foi declarada domínio público na União Europeia.

Qual é a moral dessa charmosa anedota, além de que às vezes a justiça é feita e os trolls recebem o que merecem? Os direitos autorais são uma questão complexa e altamente litigiosa que envolve muito dinheiro. Cuidado! Existem dezenas, senão centenas, de trolls de direitos autorais vasculhando a Internet em busca de oportunidades de ganhar dinheiro com supostas violações de direitos autorais.

Você já possui música livre de direitos autorais para o seu vídeo?

Se você deseja adquirir a licença de uma música hoje, os preços podem iniciar em torno de US $ 15 mil por música!

Com um número crescente de cineastas que não querem se contentar com  música de má qualidade e não podem adquirir músicas convencionais, surgiu a necessidade de  músicas acessíveis de qualidade sem direitos autorais.

Ou seja, músicos e produtores indie  que fazem música original de alta qualidade e oferecem licenças de sincronização através de empresas como a MusicMatters para produtores de conteúdo a um preço bem acessível.

O mercado de licenciamento de música também começou como um modelo de pagamento por faixa, mas isso não resolveu o problema dos preços.

Finalmente, empresas como a MusicMatters mudaram o setor para um modelo baseado em assinatura. A trilha sonora do seus vídeos ficou agora muito mais acessível.

Seja você um Youtuber, um cinegrafista de casamento, filmmaker, uma agência, produtor de conteúdo, um profissional de marketing ou alguém que queira apenas fazer um vídeo com música, você precisa ter uma licença para utiliza-la.

Você pode usar músicas de domínio público  mas o resultado vai ficar aquém em termos de qualidade.

Se você está buscando músicas originais de qualidade para seu vídeo, feitas por músicos independentes, sem gastar todo o seu orçamento, consulte as plataformas de licenciamento de músicas como a MusicMatters. Sem dúvida, você encontrará ótimas músicas que se encaixam no seu projeto.

Recent Posts
0
0:00
0:00