USO DE MÚSICA E DIREITOS AUTORAIS

 In licenciamento de música, royalties musicais, viver de música

USO DE MÚSICA E DIREITOS AUTORAIS

 

As leis de direitos autorais podem ser confusas, e não ajuda muito que haja desinformação por aí com relação a práticas de direitos autorais e utilização de forma justa. Em sua essência, copyright significa apenas “o direito de copiar” e se refere ao direito do criador ou autor de copiar e reproduzir um trabalho original ou qualquer parte dele.

Neste artigo, abordaremos alguns dos princípios básicos das leis de direitos autorais e de “uso”, com foco no uso de músicas com direitos autorais para instituições sem fins lucrativos e outras instâncias. Como nota, as leis de direitos autorais variam de país para país, portanto, verifique sempre suas leis locais antes de usar qualquer parte de qualquer trabalho que você saiba (ou pense) que tenha direitos autorais

 

 

SEM FINS LUCRATIVOS NÃO SIGNIFICA QUE É AUTOMATICAMENTE PERMITIDO O USO

Há definitivamente alguma confusão e desinformação quando se trata de usar músicas com direitos autorais para aplicativos sem fins lucrativos. Você provavelmente já ouviu isso antes: a interpretação típica é que, como se trata de uma organização sem fins lucrativos, em última análise, não obtém lucro com o vídeo ou projeto final que usa o material protegido por direitos autorais, esta estaria automaticamente protegida pelas leis de direitos autorais.

 

Mas não é assim que funciona a lei de direitos autorais. O maior equívoco é que as organizações sem fins lucrativos são de alguma forma protegidas da violação de direitos autorais devido ao seu status sem fins lucrativos. As leis de uso se aplicam a todos os usos de trabalhos protegidos, mesmo usando músicas com para organizações sem fins lucrativos, independentemente do status sem fins lucrativos da sua entidade.

 

Além disso, “direito de uso” nunca é claramente definido – de propósito. A lei de uso destina-se a incentivar a liberdade de expressão tanto para o detentor dos direitos autorais quanto para obras ou outro conteúdo que mencione o original. Sem leis de utilização, não haveria paródia ou sátira. Ambas são importantes ferramentas políticas e sociais que os artistas podem usar para aumentar a conscientização sobre injustiças ou outras questões.

 

Mas o “fair use” ou “uso justo“ não se aplica a organizações sem fins lucrativos. O criador original, como detentor dos direitos autorais, tem a capacidade de processar ações judiciais contra qualquer pessoa que use qualquer parte de seu trabalho. Cabe aos tribunais decidir se o trabalho copiado ou parte do trabalho copiado realmente infringe os direitos autorais.

 

OBJETIVOS EDUCACIONAIS SEM FINS LUCRATIVOS

Um lugar onde a lei de direitos autorais menciona claramente usos sem fins lucrativos de trabalhos com direitos autorais é em relação a propósitos educacionais. Mas tenha em mente que isso não é uma brecha para uma empresa alegar que um vídeo ou outra reprodução de materiais protegidos por direitos autorais foi planejado para fins educacionais.

 

Esta parte da lei de uso justo se aplica especificamente a instituições educacionais sem fins lucrativos, como bibliotecas e arquivos. Quando se trata dos casos mais comuns de uso de músicas com direitos autorais para organizações sem fins lucrativos, a cláusula educacional não se aplica.

 

 

DICAS PARA EVITAR DORES DE CABEÇA AO USAR MÚSICA COM DIREITOS AUTORAIS PARA ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS

Em muitos casos, o uso de parte de um trabalho com direitos autorais e o fornecimento de atribuição são suficientes para permanecer em conformidade com as leis de direitos autorais. O uso de pequenas partes de obras com direitos autorais ou de músicas protegidas por direitos autorais para fins lucrativos e sem fins lucrativos é geralmente considerado legal, de acordo com a doutrina de uso justo. Mas é importante procurar um advogado se você seguir esse caminho.

 

Dica: Mesmo que a parte da música ou outro material protegido por direitos autorais seja insignificante na sua opinião, uma maneira de evitar problemas é obter permissão do criador original. Com o consentimento formal ou escrito do detentor dos direitos autorais, você poderá usar a parte predeterminada do original em seu projeto sem se preocupar com uma ação judicial.

 

Diferentes produtores de conteúdo, jurisdições e juízes têm vários padrões para o que se qualifica como violação de direitos autorais. Em casos de uso, a lei deve considerar (1) a natureza do trabalho com direitos autorais e (2) a quantidade e a “substancialidade da parte” usada em relação ao trabalho com direitos autorais como um todo.

 

Dica: outra maneira de garantir que você não enfrente problemas de direitos autorais ao usar músicas com direitos autorais para organizações sem fins lucrativos é escolher o trabalho que o criador original especificamente licencia para reutilização.

 

Dica: Além disso, usar o trabalho original de alguém pode ser uma boa maneira de a música ou outro conteúdo ter exposição adicional. Ao pedir permissão, sempre ofereça crédito ao autor original ou criador e explique o impacto e o valor de mercado a exposição poderia fornecer. ‍

 

USE MÚSICA LICENCIADA

Usar músicas com direitos autorais para vídeos sem fins lucrativos ou outras publicações pode causar problemas, especialmente se você não fizer isso da maneira certa. Tentar usar o status sem fins lucrativos para sair de um processo de direitos autorais é um processo longo e complicado. Embora existam casos em que o material original protegido por direitos autorais possa ser usado, o fato de sua empresa ter status de organização sem fins lucrativos não é uma saída automática.

 

A maneira mais fácil de evitar ter que lidar com uma ação judicial de direitos autorais ao usar músicas com direitos autorais para organizações sem fins lucrativos é usar músicas que foram especificamente licenciadas para reutilização.

 

Em vez de se arriscar e possivelmente ir a um tribunal apenas porque encontrou uma boa faixa que pretende utilizar com o seu vídeo mais recente, a melhor forma de encontrar música de vídeo para organizações sem fins lucrativos será sempre obter e utilizar músicas especificamente licenciadas para esse fim.

 

COMO A MUSICMATTERS PODE AJUDAR A ENCONTRAR MÚSICA COM QUALIDADE DE COPYRIGHT

Encontrar boa música de vídeo para organizações sem fins lucrativos, ou até mesmo encontrar boa música para qualquer projeto de vídeo, pode ser um desafio. Adicionando a complicação de se preocupar com direitos autorais que pode ser o suficiente para fazer você desistir.

 

Na MusicMatters, selecionamos as melhores faixas. Acreditamos no apoio a artistas promissores e nosso objetivo principal é sempre manter os artistas criando. Quando você escolhe uma de nossas faixas para seu projeto de, está obtendo a melhor música original disponível, além fornecer exposição para novos artistas – o licenciamento de músicas com direitos autorais para organizações sem fins lucrativos tornou-se fácil e justo.

Recent Posts
0
0:00
0:00